Estudo veiculado no site info, games.

Por , sexta, 07 de junho de 2013.

Gamers tomam decisões morais o tempo todo e veem o resultado disso instantaneamente.

São Paulo – Videogames incentivam adolescentes a serem mais éticos e terem noções morais mais acentuadas. É o que aponta um novo estudo da Universidade de Victoria, no Canadá.

A pesquisa, realizada pela Dra. Kathy Sanford, levou cinco anos para ser concluída e observou adolescentes de 13 a 17 anos.

“O que concluímos é que eles estavam aprendendo algo muito mais profundo do que imaginávamos ou do que podíamos observar de fora. Eles estavam resolvendo muitos problemas e formulando estratégias. Estavam aprendendo a colaborar e desenvolver habilidades de liderança”, disse Sanford em entrevista ao jornal canadense The Globe and Mail.

“Mas a coisa mais profunda que me surpreendeu foi perceber o engajamento deles como cidadãos, fazendo escolhas morais e éticas o tempo todo. Eles estão experimentando papéis por meio de seus personagens nas histórias. Se eles agem mal, se eles escolhem ser más pessoas, eles veem em tempo real os resultados dessas decisões”, afirmou a doutora.

Ao falar sobre os pais preocupados com filhos que sejam muito ligados aos videogames, Sanford disse: “Isso pode causar medo nos adultos, porque eles não sabem o que realmente está acontecendo. Nós não vemos o que as crianças estão fazendo do mesmo jeito que observamos quando eles assistem televisão – especialmente com jogos online, quando você não sabe com quem eles estão falando. Então temos que conversar com nossos filhos sobre o que eles estão fazendo e mostrar interesse de forma sincera. Parte dos personagens são problemáticos, há muito machismo, então temos que conversar com eles sobre isso e não proibi-los”, concluiu.


escolajogo

Artista e desenvolvedor de jogos e aplicativos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Notícias

Pesquisa feita nos EUA mostra como videogames podem beneficiar crianças

02/03/2015 – 10h12 Veja 5 jogos que vão deixar você mais inteligente Théo Azevedo Do UOL, em São Paulo Link da reportagem “Jogar videogame faz bem. De acordo com um estudo da Academia Americana de Leia mais…

Informações

Game educativo “Infância Livre”, aborda tema de exploração do trabalho infantil

O game “Infância Livre” (http://www.mptgames.com.br/infancialivre/) é o primeiro jogo fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho de Campina Grande e o Curso Superior de Jogos Digitais da Facisa. Trata-se de um jogo denúncia Leia mais…

Jogos

TV Conecta BH faz reportagem sobre novidades do Parque das Mangabeiras

A TV Conecta BH, rede da Prefeitura de Belo Horizonte, fez uma reportagem sobre a revitalização do quiosque do Parque Municipal das Mangabeiras, e destacou o desenvolvimento do game “O Jogo do Quati: uma aventura Leia mais…