Game inspirado no caso Suzane Von Richtofen tenta mostrar e entender a motivação por trás do crime

Do site areah.com.br.
Link da reportagem: http://www.areah.com.br/Vibe/Games/materia/71149/1/pagina_1/materia.aspx?key=uai

Mundos fantásticos e cheios de magia e coisas que não existem no mundo real são temáticas comuns em jogos, e poucos são os títulos que tentam recriar a realidade. Mais raros ainda são os jogos baseados em fatos reais, como o game Suzy and Freedom, uma aventura baseada na história do caso Suzane Von Richthofen. Lembra dela?

Na noite do dia 31 de outubro de 2002 os pais de Suzane foram assassinados enquanto dormiam, em São Paulo. Após investigação foi descoberto que tudo foi planejado por Suzane, seu namorado Daniel Cravinhos e o irmão dele Christian Cravinhos. O caso foi tema de vários trabalhos acadêmicos e estudos psicológicos e agora virou game.

Quem criou o jogo foi o brasileiro Nicolau Chaud, psicólogo, professor de psicologia que tem como hobbie desenvolver jogos simples no RPG Maker. O game de adventure pode ser terminado em poucas horas (é recomendado jogar tudo de uma vez só, inclusive) e tenta expor e entender as motivações de todos os envolvidos na história. Há diálogos e minigames ao longo do caminho que leva até a prisão dos culpados.

Você joga com a própria Suzana, com Dan, o namorado dela e até uma das vítimas em uma das cenas mais pesadas, em que você deve se defender de um dos assassinos. Sem dúvida são sequências que mexem com o jogador.

Em entrevista à revista Vice, Nicolau disse que sua fonte de pesquisa sobre o caso foi um livro chamado O Quinto Mandamento, de Illana Casoy, uma investigadora que acompanhou a reconstituição do crime e teve acesso a documentos oficiais do caso. Créditos à ele que estudou um caso de polícia para criar um game sobre.

Se você quiser uma ou duas horas de entretenimento diferente do seu Call of Duty, o jogo é freeware (gratuito) e basta visitar a página para baixar.


escolajogo

Artista e desenvolvedor de jogos e aplicativos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Jogos

Construtores de Torre – Desenvolvimento de jogo analógico de tabuleiro parte 3

Como já publicamos dois posts sobre o “Construtores de Torre”, chamo esse de parte 3. Após a criação dos três primeiros kits, fui atrás dos primeiros testes. Ao colocar o jogo disponível para outros testarem, Leia mais…

Informações

Evento: Bom dia Memorial – a periferia e sua diversidade

Estará ocorrendo neste fim de semana o evento “Boa noite memorial / Bom dia memorial – A periferia e sua diversidade” no Memorial Minas Gerais Vale. O evento, que começa na sexta, dia 29 de Leia mais…

Jogos

Construtores de Torre – primeiros passos na construção de um jogo analógico

Desenvolver games digitais, embora envolva muito estudo, muita programação, desenhos, esboços e muitas horas na frente de um computador, não é lá das tarefas mais difíceis. Atualmente temos uma gama de ferramentas, softwares, aplicações e Leia mais…