Valve estuda tecnologia de rastreamento ocular para os seus jogos

Notícias

Últimas Notícias

30/12/2010 – 22h08

da Redação
UOL Jogos

Valve estuda tecnologia de rastreamento ocular para os seus jogos

Segundo revelou Mike Ambinder, da Valve Software, em entrevista para o site Gamasutra, a empresa tem interesse na tecnologia de rastreamento ocular para os seus jogos, e assim permitir “melhorar a experiência de jogadores capazes e com deficiência”.

A empresa pretende usar o potencial do rastreamento ocular para permitir aos jogadores usar os seus olhos como dispositivos de entrada de dados, sem a necessidade de usar as mãos ou outras partes do corpo para controlar um jogo.

“Pode ser possível no futuro permitir que os olhos atuem como um cursor do mouse, permitindo que os jogadores transmitam navegação e selecionar arquivos através de movimentos dos olhos. Se você acoplar essa abordagem com o uso do piscar de olhos como o pressionamento de botões, você pode eliminar a necessidade de um mouse e teclado (ou controle) todos juntos”, disse Ambinder para o site.

Essa já não é a primeira vez que a Valve estuda técnicas para facilitar o acesso de pessoas deficientes aos games. Em agosto, a empresa estava pesquisando com deficientes auditivos a linguagem dos sinais para que pudesse ser aplicada em novos games, mais especificamente em “Half-Life 2: Episode 3”.

A Valve atualmente trabalha em “Portal 2”, cujo lançamento está previsto para 21 de abril de 2011.

O bolo é uma mentira

Assim como no primeiro jogo, “Portal 2” tem como mecânica o uso de uma arma que cria portais de teletransporte, no qual os jogadores são desafiados a encontrar formas de passar por câmaras de testes que exigem raciocínio dos jogadores. O game vai mostrar novas áreas do laboratório Aperture e vai trazer de volta Glados, o computador assassino que infernizou a vida dos jogadores no título anterior.

O jogo também terá um modo cooperativo para dois jogadores com novos personagens e que vai exigir trabalho em equipe para passar dos desafios.

“Portal 2” está em desenvolvimento para Xbox 360, PlayStation 3, PC e Mac.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *