Portal de notícias, artigos e informações. Criação e desenvolvimento de jogos e aplicativos digitais educativos.

O portal Escola de Jogos é um projeto criado e mantido por Maurício Bylaardt Volker e tem como principal objetivo o desenvolvimento e a disseminação do uso de softwares voltados para a educação.

Pretende ainda ser um portal de informações, artigos, textos, notícias, reportagens e mídias sobre o universo dos jogos digitais aplicados na educação, aprendizado e formação de crianças, jovens e adultos.

Aqui o visitante encontrará tudo o que precisa saber sobre a utilização de jogos, softwares e aplicativos no ensino e educação.

Software educativo é um software cujo principal propósito é o ensino ou o auto-aprendizado. O seu objetivo principal é contribuir para que o aprendiz obtenha novos conhecimentos, fazendo uso do software, tendo prazer em lidar com ele.

Definição de Softwares Educativos segundo Wikipédia.

Missão

  • Nossa missão é aliar tecnologia, arte e criatividade no desenvolvimento de jogos digitais voltados para toda a área educacional, como escolas, universidades, instituições profissionalizantes e profissionais da área, tais como professores, educadores, psicólogos, pedagogos e estudantes, incentivando os mesmos a utilizarem a tecnologia digital presente nos jogos para a educação.
  • Ser referência no fomento, suporte e disseminação de processos de aprendizagem e de desenvolvimento de pessoas através de jogos.

Visão:

  • Jogos são meios privilegiados de aprendizagem.
  • Jogos são ferramentas e instrumentos que facilitam o processo pedagógico.
  • Jogos são recursos metodológicos para desenvolvimento de pessoas.

Escola de Jogos

Web site de desenvolvimento de softwares, aplicativos e jogos digitais educativos. Criamos, desenvolvemos, montamos e disponibilizamos softwares na área da educação. Utilizamos nossos conhecimentos na tecnologia em 3 Dimensões – VRML 2.0 – para desenvolvimento de aplicativos úteis no universo do ensino, seja ele voltado para o público infanto-juvenil, na formação de jovens e crianças, quanto para o público adulto profissionalizante.

Este site foi criado e desenvolvido por Maurício Bylaardt Volker.

Trabalho no ramo da informática desde 1997 com manutenção em micros e notebooks. Conheci o VRML em 1998, quando comecei o interesse pela construção de mundos tridimensionais. Comecei a desenvolver projetos nessa área em meados de 2007, quando fui aperfeiçoando as técnicas de construção e modelagem 3D.
Nesse mesmo ano, comecei a desenvolver web sites e aumentar o interesse e o conhecimento pela computação gráfica. Atualmente estou cursando Superior de Tecnologia em Jogos Digitais pela FUMEC, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Justificativas

Vemos, em nosso mundo atual, uma avalanche de novas tecnologias invadindo o mercado, cada vez mais crescente, do universo digital. Uma explosão de games e softwares são criados e disponibilizados para um público cada vez maior no Brasil, principalmente devido aos crescentes incentivos do governo brasileiro, a chamada “Inclusão Digital”.

No entanto, percebe-se que crianças e jovens, seduzidos pela beleza digital, muitas vezes trocam as salas de aula e o aprendizado por jogos 3D, ou recursos tecnológicos disponíveis na web. Seja acessando por Lan Houses ou mesmo em casa, preferem cada vez mais gastar seu tempo na frente de um computador jogando, em salas de bate-papo ou em sites mais ‘atraentes’, do que estudar, ler ou mesmo freqüentar escolas que ainda se utilizam de métodos ultrapassados de ensino.

Mesmo escolas que já aderiram à Inclusão Digital, percebe-se uma enorme dificuldade de prender a atenção dos alunos em uma aula no laboratório de informática, por exemplo. Em parte porque o Estado não oferece uma tecnologia de hardware de qualidade (por exemplo, micros com boa capacidade de processamento de dados e acesso à internet de qualidade de banda larga), e em parte porque não se tem recursos de software que ‘atraiam’ os alunos. Normalmente usam-se softwares livres, como Linux, e com recursos limitados de trabalho (estações). Sem querer, com isso, desmerecer a importância do uso de softwares livres; muito pelo contrário. Uma das propostas deste site é incentivar cada vez mais o uso de softwares alternativos dos que o que vemos disponíveis no mercado.

A Escola de Jogos se propõe a ajudar no processo de atrair alunos e estudantes para o universo do ensino, utilizando o que há de mais moderno e avançado na tecnologia da informação. Criando e disponibilizando para o público, ferramentas de ensino eficientes e ao mesmo tempo bastante atraentes.