Supercomputador Watson vai trabalhar auxiliando médicos no diagnóstico de pacientes

Notícias

Edição 21/03/2011 – Publicado em 22/03/2011 – 08h42

Globonews

programas / Ciência e Tecnologia

Link: http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1654775-17665-310,00.html#

Supercomputador Watson vai trabalhar auxiliando médicos no diagnóstico de pacientes

Veja uma das instalações da IBM que reproduz o cenário de um dos shows de TV mais vistos nos Estados Unidos, o Jeopardy, onde Watson ‘começou a carreira’.

O programa tenta entrevistar o supercomputador Watson e entender qual foi o trabalho da equipe que criou esse novo competidor no jogo da vida. Se engana quem acha que ele vai virar celebridade de programas de TV. Seu objetivo agora é trabalhar auxiliando médicos no diagnóstico de pacientes. Ainda existe um longo caminho para Watson percorrer. Mas as fronteiras entre “nós” e “eles” estão ficando cada vez menores. O momento é de empolgação e de reflexão.

Em entrevista, Chris Welty, pesquisador da IBM, explica como funcionam alguns dos mecanismos de processamento do Watson. Ele estabelece diferenças em relação aos computadores normais e fala do futuro dessas super máquinas.

Veja uma das instalações da IBM que reproduz o cenário de um dos shows de TV mais vistos nos Estados Unidos. O Jeopardy, que começou nos anos 1960, é um programa de perguntas e respostas um pouco diferente. Os competidores recebem as respostas e têm que formular rapidamente a pergunta correta. Foi nele que Watson ‘começou sua carreira’.

Assista ao vídeo do programa: http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1654775-17665-310,00.html#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *