Unesp lança jogo de computador para ensinar física quântica

Informações Notícias Tecnologia

10/05/2010 11h00 – Atualizado em 10/05/2010 11h09

G1 – Ciência e Saúde

Do G1, em São Paulo

Link da reportagem: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/unesp-lanca-jogo-de-computador-para-ensinar-fisica-quantica.html

Unesp lança jogo de computador para ensinar física quântica

Micronave tem que capturar partículas menores do que um átomo.
Game é distribuído gratuitamente e roda em Windows, Linux ou Mac.

Entender como funcionam as menores partículas conhecidas pela ciência ficou mais fácil a partir desta segunda-feira (10). A Universidade Estadual Paulista (Unesp) acaba de lançar um jogo para que jovens aprendam as bases da física quântica.

Usando uma nave espacial microscópica, o jogador recebe uma missão relacionada a partículas elementares. Na primeira fase, por exemplo, a nave deve capturar e identificar múons e quarks para identificação. O jogo, batizado de 'Spracegame', é grátis. Baseado na linguagem Java, ele pode rodar em computadores com Windows, Linux ou Mac. (Foto: Reprodução)

 

O jogo foi criado pelo Centro Regional de Análise de São Paulo (Sprace, na sigla em inglês), um dos grupos de cientistas brasileiros responsáveis por interpretar os dados gerados pelo acelerador gigante de partículas LHC, na Europa.

Com o jogo, o Sprace pretende popularizar as teorias mais modernas sobre as partículas muito menores do que um átomo, que são analisadas dentro do LHC.

Baixe o jogo no site do Sprace

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *