02/05/2011 – 20h19

do Gamehall
Uol Jogos

Brasil é o 4º país do mundo com mais jogadores, diz estudo

Foi-se o tempo em que o Brasil era desconsiderado em pesquisas relacionadas a jogos. De acordo com os dados levantados pelo instituto Newzoo, empresa focada no estudo da indústria de games, nosso país é o 4º maior mercado do mundo, superando nações como México e Espanha.

No último levantamento do Newzoo, feito em abril deste ano e que levou em conta os dados de mais de 20 mil pessoas com idades entre 10 e 65 anos, o Brasil apresenta 35 milhões de jogadores, perdendo apenas para os Estados Unidos (145 milhões), Rússia (38 milhões) e Alemanha (36 milhões). Com isso, o país se torna um dos mercados emergentes mais influentes para a indústria.

Segundo a pesquisa, o tempo que os brasileiros gastam com jogos sociais, games online sem limite de jogadores, títulos para consoles (incluindo portáteis e computadores) e celulares é de aproximadamente 11 horas por semana. Esse número é maior do que o tempo destinado aos programas de televisão ou leitura de livros e jornais, por exemplo. No que diz respeito aos jogos em rede, ainda que a população brasileira tenha preferência por aqueles que adotam o sistema de acesso gratuito, 88% gastam comprando itens virtuais.

“Muitos representantes da indústria de jogos tem a percepção de que o modelo de acesso gratuito para games online e celulares está crescendo rapidamente nos mercados emergentes. É interessante avaliar números concretos sobre estes mercados e ter a oportunidade de ver o tamanho real deles, bem como em que eles [os jogadores] gastam e como investem seu dinheiro”, comentou Peter Warman, um dos fundadores da Newzoo.

Vale lembrar que o estudo não levou em conta os dados do mercado japonês, e números de países como Coreia e China serão adicionados no relatório de junho – e isso certamente pode mudar um pouco os parâmetros desse ranking.


escolajogo

Artista e desenvolvedor de jogos e aplicativos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Informações

Evento: Bom dia Memorial – a periferia e sua diversidade

Estará ocorrendo neste fim de semana o evento “Boa noite memorial / Bom dia memorial – A periferia e sua diversidade” no Memorial Minas Gerais Vale. O evento, que começa na sexta, dia 29 de Leia mais…

Notícias

Pesquisa feita nos EUA mostra como videogames podem beneficiar crianças

02/03/2015 – 10h12 Veja 5 jogos que vão deixar você mais inteligente Théo Azevedo Do UOL, em São Paulo Link da reportagem “Jogar videogame faz bem. De acordo com um estudo da Academia Americana de Leia mais…

Informações

Game educativo “Infância Livre”, aborda tema de exploração do trabalho infantil

O game “Infância Livre” (http://www.mptgames.com.br/infancialivre/) é o primeiro jogo fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho de Campina Grande e o Curso Superior de Jogos Digitais da Facisa. Trata-se de um jogo denúncia Leia mais…