Em “Luka e o Fogo da Vida”, Salman Rushdie usa narrativa ligada ao universo dos games.

MARTA BARBOSA
Colaboração para o UOL
Em 29/08/2010
(…)

Mundo dos games
É clara a aproximação da narrativa com o mundo dos videogames, das aventuras eletrônicas em que os personagens acumulam vidas e as perdem com a mesma facilidade que vencem obstáculos. Luka é filiado a comunidades imaginárias no ciberespaço e eletroclubes, e atravessa o mundo das aventuras como quem passa de um estágio do jogo a outro, acumulando experiências que são pontos.

Rushdie parece completamente à vontade com essa linguagem adolescente e própria do mundo dos meninos. Chama atenção sua capacidade de transportar o leitor a outra esfera, contaminando a própria narrativa com a fantasia, a exemplo dos desenhos impronunciáveis postos no lugar de palavras para descrever a voz aterrorizante que emana do coração das nuvens.

Autor de “Filhos da Meia-noite” (Companhia das Letras), eleito pelo Man Booker Prize como o melhor romance em língua inglesa dos últimos 40 anos, Rushdie não chega a surpreender com “Luka e o Fogo da Vida”. Falta a ironia, ou talvez a expectativa era grande demais.

Leia a reportagem completa: http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/resenhas/com-linguagem-proxima-de-videogame-salman-rushdie-lanca-luka-e-o-fogo-da-vida.jhtm


escolajogo

Artista e desenvolvedor de jogos e aplicativos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Informações

Evento: Bom dia Memorial – a periferia e sua diversidade

Estará ocorrendo neste fim de semana o evento “Boa noite memorial / Bom dia memorial – A periferia e sua diversidade” no Memorial Minas Gerais Vale. O evento, que começa na sexta, dia 29 de Leia mais…

Notícias

Pesquisa feita nos EUA mostra como videogames podem beneficiar crianças

02/03/2015 – 10h12 Veja 5 jogos que vão deixar você mais inteligente Théo Azevedo Do UOL, em São Paulo Link da reportagem “Jogar videogame faz bem. De acordo com um estudo da Academia Americana de Leia mais…

Informações

Game educativo “Infância Livre”, aborda tema de exploração do trabalho infantil

O game “Infância Livre” (http://www.mptgames.com.br/infancialivre/) é o primeiro jogo fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho de Campina Grande e o Curso Superior de Jogos Digitais da Facisa. Trata-se de um jogo denúncia Leia mais…