18/12/2010 – 12h10

do Gamehall

Link: http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2010/12/18/ult530u8874.jhtm

 

Faculdade de Minas Gerais vai fazer jogo com tecnologia Motion Capture

O curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da Universidade FUMEC, de Belo Horizonte, anunciou que está produzindo os primeiros jogos brasileiros que utilizam a tecnologia de captura de movimentos, conhecida como “Motion Capture”, para a animação dos personagens.

De acordo com informações da Fumec, os primeiros títulos serão lançados em 2011. Um deles, cujo o nome ainda não foi revelado, é inspirado em um filme que revolucionou a linguagem do cinema. “A escolha de adaptar o roteiro do filme para o script do jogo tem muitos aspectos positivos. Ela provoca discussões sobre a linguagem dos jogos e a linguagem do audiovisual e fornece um ponto de partida para a criação e desenvolvimento do game, que é realizada coletivamente pelos professores e alunos do curso”, explica o coordenador, professor João Victor Gomide.

Segundo a Fumec, o professor João Victor trabalha também no desenvolvimento de um sistema de captura digital de movimento (mocap) em tempo real. A técnica permite a transformação de uma atuação ao vivo – por exemplo, a representação de um ator ou a corrida de um atleta – em uma performance digital, aplicada em um modelo virtual.

Outra novidade é que o projeto, que está sendo desenvolvido em colaboração estreita com o Núcleo de Processamento Digital de Imagens – NPDI, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, terá seu código disponível a quem se interessar pela tecnologia “O software está funcionando de ponta a ponta em tempo real e seu código é aberto. Estamos trabalhando neste momento para que ele seja disponibilizado para download em um portal da web, para que qualquer pessoa possa utilizar o aplicativo. Isso também motivará a colaboração de desenvolvedores de software e programadores do mundo inteiro para o aprimoramento do código-fonte, permitindo o contínuo amadurecimento e renovação do seu código”, ressalta Gomide.


escolajogo

Artista e desenvolvedor de jogos e aplicativos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Informações

Evento: Bom dia Memorial – a periferia e sua diversidade

Estará ocorrendo neste fim de semana o evento “Boa noite memorial / Bom dia memorial – A periferia e sua diversidade” no Memorial Minas Gerais Vale. O evento, que começa na sexta, dia 29 de Leia mais…

Notícias

Pesquisa feita nos EUA mostra como videogames podem beneficiar crianças

02/03/2015 – 10h12 Veja 5 jogos que vão deixar você mais inteligente Théo Azevedo Do UOL, em São Paulo Link da reportagem “Jogar videogame faz bem. De acordo com um estudo da Academia Americana de Leia mais…

Informações

Game educativo “Infância Livre”, aborda tema de exploração do trabalho infantil

O game “Infância Livre” (http://www.mptgames.com.br/infancialivre/) é o primeiro jogo fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho de Campina Grande e o Curso Superior de Jogos Digitais da Facisa. Trata-se de um jogo denúncia Leia mais…