UFMG oferece curso de Jogos Digitais durante o carnaval

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011, às 7h05

Universidade Federal de Minas Gerais

Link da notícia: http://www.ufmg.br/online/arquivos/018213.shtml

Introdução ao desenvolvimento de jogos
Vagas:
20
Público-alvo: estudantes de ensino médio e superior; conhecimentos em programação, apesar de não serem necessários, podem ser úteis.
Carga horária: 20 horas-aula
Período: 5 a 8 de março
Inscrições: a partir de 21/02 no site www.ufmg.br/festivaldeverao
Preço: R$ 20

Jogos digitais são muito mais que diversão, lembra coordenador de oficina

Pode ser apenas diversão para a maioria das pessoas, mas para muita gente o mundo dos jogos digitais é profissão e grande negócio. É o que aponta o professor Luiz Chaimowicz, coordenador da oficina Introdução ao desenvolvimento de jogos digitais, uma das que serão oferecidas durante o Festival de Verão da UFMG.

“A área de jogos digitais está presente na vida da grande maioria das pessoas, além de movimentar bilhões de dólares por ano. Na oficina, vamos fornecer uma visão geral do processo de desenvolvimento de jogos, com aulas expositivas e também com atividades que permitam ao aluno experimentar o processo de desenvolvimento”, ele explica.

O professor acredita que a oficina é uma oportunidade de introdução a um mercado cada vez mais explorado no Brasil, principalmente no que se refere a aplicativos para celulares e jogos digitais didáticos. Ele lembra a atenção dada pela UFMG à área: “Temos jogos didáticos, como o Estrada Real Digital, desenvolvido pelo Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) em parceria com o Departamento de Ciência da Computação (DCC), que transmite conceitos de história, geografia e meio ambiente para crianças de nove a 13 anos. Além disso, há o projeto Aladim, jogo de alfabetização que está sendo desenvolvido pelo DCC, Escola de Belas-Artes e Faculdade de Letras”, conta Chaimovicz.

Quando se trata de transmitir e gerar conhecimento na área de jogos digitais, a UFMG tem experiência. Além de ter organizado, em parceria com a PUC Minas, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) em 2008, a Universidade conta com laboratório multidisciplinar de pesquisas em jogos e tem diversos artigos publicados, além de seis dissertações nos últimos quatro anos.