Reportagem no UOL Economia lista 14 jogos (tabuleiro e eletrônicos) que ajudam a desenvolver a capacidade empreendedora de pessoas.

Entre os jogos eletrônicos citados, estão “Tycoon City: New York”, onde o jogador tem que desenvolver uma empresa em Manhattan, “Sim City”, “The Sims” (velhos conhecidos), jogos de RPG, onde o jogador desenvolve habilidades de trabalho em equipe, tomada de decisões e etc, como o “World of War Craft” e “Diablo 3”, e ainda “Battlefield 3”, que, apesar de ser um game de guerra, desenvolve habilidades de comando, de risco e táticas.

Abaixo um trecho da reportagem. Para ler o artigo completo, clique aqui.

 

Veja 14 jogos que ajudam a desenvolver perfil empreendedor

20/07/2012 – 06h00

Afonso Ferreira
Do UOL, em São Paulo

Divertir e entreter não são os únicos benefícios de alguns games online e jogos de tabuleiro. Empreendedores podem aproveitar o ambiente lúdico para simular situações gerenciais e desenvolver habilidades estratégicas, de planejamento, liderança, negociação, tomada de decisões e correr riscos calculados.

Nos tabuleiros, alguns jogos simulam verdadeiros mercados, como “Cuba”, “Puerto Rico” e “Settlers of Catan”. E os clássicos “Monopoly” (Banco Imobiliário) e “War” testam a capacidade de expandir domínios.

E, nos computadores, existem os chamados “serious games” (jogos sérios), feitos especificamente para trabalhar habilidades em seus jogadores. “Tycoon City: New York” é um exemplo. Agindo como um empreendedor, o objetivo é construir negócios e fazer com que eles prosperem na ilha de Manhattan.

Também os famosos games de estratégia, RPG — formato em que os jogadores equipam seus personagens com magias, equipamentos e armas antes da partida – e simuladores, como “The Sims” e “SimCity”, podem ser bons exercícios para quem pretende comandar uma empresa.(…)

Leia a reportagem completa.


escolajogo

Artista e desenvolvedor de jogos e aplicativos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Informações

Evento: Bom dia Memorial – a periferia e sua diversidade

Estará ocorrendo neste fim de semana o evento “Boa noite memorial / Bom dia memorial – A periferia e sua diversidade” no Memorial Minas Gerais Vale. O evento, que começa na sexta, dia 29 de Leia mais…

Notícias

Pesquisa feita nos EUA mostra como videogames podem beneficiar crianças

02/03/2015 – 10h12 Veja 5 jogos que vão deixar você mais inteligente Théo Azevedo Do UOL, em São Paulo Link da reportagem “Jogar videogame faz bem. De acordo com um estudo da Academia Americana de Leia mais…

Informações

Game educativo “Infância Livre”, aborda tema de exploração do trabalho infantil

O game “Infância Livre” (http://www.mptgames.com.br/infancialivre/) é o primeiro jogo fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho de Campina Grande e o Curso Superior de Jogos Digitais da Facisa. Trata-se de um jogo denúncia Leia mais…