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Game ajuda jovens e adolescentes a decidir vocação.

publicado por Publiminas

Link: http://www.publiminas.com/2011/12/jchebly-desenvolve-game-vocacional-para-faculdade-pitagoras/

JCHEBLY desenvolve game vocacional para Faculdade Pitágoras

Que os adolescentes gostam de jogos, isso ninguém duvida. Agora, que eles podem ser uma ferramenta para auxiliá-los na escolha do futuro acadêmico, nem todo mundo sabia. Essa é a ideia do game vocacional criado pela JCHEBLY em parceria com a Faculdade Pitágoras. Intitulado Desafio Pitágoras 3D, o jogo foi apresentado na última sexta-feira (26) durante uma feira de profissões realizada no auditório da Cidade Acadêmica da Faculdade.

Criado numa plataforma lúdica em realidade virtual, o game faz uma releitura dos testes vocacionais tradicionais permitindo ao aluno do Ensino Médio descobrir qual área escolher para cursar uma faculdade. O Desafio Pitágoras 3D se baseia numa experiência de realidade aumentada através de um Kinect, que permite detectar os movimentos do jogador, proporcionando a interação com o jogo por meio de gestos, sem a utilização de controle remoto.

Para jogar, o aluno deve se posicionar em frente ao kinect e seguir as instruções de posição corporal para “pilotar” o seu MIT Virtual – máquina individual de transporte – que o conduz aos diversos universos acadêmicos e ícones relacionados à sua área de interesse. Após escolher as opções que melhor condizem com o seu perfil, o jogador recebe a sugestão de qual curso escolher para a faculdade. O aluno pode ainda enviar o resultado do game em tempo real para sua página do Facebook.

Thais Cecília, de 17 anos, experimentou o jogo e conferiu o resultado. “Eu estava muito confusa, mas além da palestra de orientação, o jogo me ajudou muito a decidir o curso que quero fazer”. Logo após a conclusão do game vocacional ela afirma: “Vou fazer Engenharia Ambiental”.

Eduardo Teixeira, analista de projetos do Grupo de Inovação do Pitágoras, comenta o impacto positivo do game. “Alcançamos os resultados propostos pelos testes convencionais por meio de um formato divertido e diferenciado. Além disso, o projeto contribui para que a instituição seja vista como uma marca referência em inovação e tecnologia” destaca.

 

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