19 de novembro de 2010,

Por John Platt

Link da reportagem: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/sonic_alerta_reino_unido_sobre_o_declinio_da_populacao_de_ouricos.html

Sonic alerta Reino Unido sobre o declínio da população de ouriços

Ouriços-cacheiros contam com um herói para salvá-los da extinção

Cerca de 50.000 ouriços morrem a cada ano sob rodas de carros e caminhões em todo o Reino Unido. Essa alta taxa de mortalidade causa grande dano às populações desses belos animais: Hoje existem 300 mil ouriços-cacheiros a menos no Reino Unido do que há 10 anos. (Outras ameaças aos ouriços incluem a perda de hábitat para as explorações industriais).

Segundo a pesquisa realizada pelo People\\’s Trust for Endangered Species, que acompanha as populações desses animais, as maiores perdas ocorrem no País de Gales onde as populações de ouriço caíram 78% desde 2001. Pesquisadores galeses advertiram que se medidas não forem tomadas, ouriços podem deixar de existir no País de Gales até 2025.

Para ajudar a chamar a atenção para o declínio desses animais, a SEGA Corporation, produtora dos jogos do herói Sonic the Hedgehog, construiu uma ” faixa de pedestres” para ouriços, no bairro londrino de Twickenham, onde quatro ouriços atravessaram a rua com os sapatos do herói. Esse evento reuniu diversos fotógrafos que espalharam as fotos para todo Reino Unido.

Nenhuma das 17 espécies de ouriços do mundo está listada como “ameaçadas de extinção” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, mas algumas estão protegidas em determinados países. Outras são reconhecidas como espécies que brevemente estarão em perigo. Por exemplo, o ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus) foi incluído em 1994 no Plano de Ação para a Biodiversidade do Reino Unido, como espécie de maior necessidade de conservação e proteção, embora não tenham sido tomadas medidas durante os 16 anos desde que o plano foi escrito.

É uma pena a Sega não dar mais apoio aos ouriços, pois ganharam muito dinheiro através de seu caráter icônico do ouriço nos últimos 20 anos. Mas não estou surpreso, é típico de empresas que utilizam animais como as suas marcas. A Marvel Comics não doa nada para ajudar os wolverines (no Brasil conhecidos como “carcaju”). Os lucros da Apple oriundos do sistema operativo Snow Leopard são gigantescos, mas não fizeram nenhum trabalho para proteger os leopardos da neve reais. E a lista não para de crescer.

Ainda assim, pelo menos a SEGA se preocupou em dizer que há um problema. Isso é mais do que a maioria das empresas faria, ou fez. Agora, apenas heróis (personagens de jogos ou não) são esperanças de realmente salvar os ouriços antes que seja tarde demais.

Foto: Wikipedia & Sonic the Hedgehog © & SEGA Corp ™


escolajogo

Artista e desenvolvedor de jogos e aplicativos educacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Informações

Evento: Bom dia Memorial – a periferia e sua diversidade

Estará ocorrendo neste fim de semana o evento “Boa noite memorial / Bom dia memorial – A periferia e sua diversidade” no Memorial Minas Gerais Vale. O evento, que começa na sexta, dia 29 de Leia mais…

Notícias

Pesquisa feita nos EUA mostra como videogames podem beneficiar crianças

02/03/2015 – 10h12 Veja 5 jogos que vão deixar você mais inteligente Théo Azevedo Do UOL, em São Paulo Link da reportagem “Jogar videogame faz bem. De acordo com um estudo da Academia Americana de Leia mais…

Informações

Game educativo “Infância Livre”, aborda tema de exploração do trabalho infantil

O game “Infância Livre” (http://www.mptgames.com.br/infancialivre/) é o primeiro jogo fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho de Campina Grande e o Curso Superior de Jogos Digitais da Facisa. Trata-se de um jogo denúncia Leia mais…