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extraído do link: http://www.rieoei.org/experiencias41.htm

Software Educativo (Recursos utilizados nas aulas de informática educativa no período de educação infanftil)

Regina Lucia Napolitano Felício Felix Batista(1)
14-1-03

“Em um futuro não muito remoto, o professor que não souber avaliar e escolher um Software educativo será considerado analfabeto”. Alberto Jorge Filho

Analisar os critérios tecnológicos e pedagógicos utilizados e a teoria escolhida para o trabalho com software educativo por crianças no período de Educação Infantil.

Destacar as teorias tecnológicas e as filosofias educacionais para a montagem da proposta para o trabalho da informática educativa e aplicação do software educativo correta.

Incluir a tecnologia e a informática na educação infantil é um reflexo das mudanças sociais. Esta inclusão é o reflexo da invasão eletrônica.

Desenvolver um trabalho educacional através dos recursos da informática dando ênfase ao software educativo é o que a maioria das propostas cogita, porém trabalhar os princípios da tecnologia educacional voltado para o desenvolvimento, desafios e raciocínio é o que não se está conseguindo por haver uma interpretação errada das bases axiológicas da informática e da tecnologia educacional.

Esta pesquisa se propõe a desenvolver o tema do uso do software educativo por crianças no período de educação infantil, porém observa o contexto das bases axiológicas da informática educativa e da tecnologia educacional, não esquecendo dos conceitos e fundamentos dos softwares educativos deverão ser estudados.

Referências para o trabalho com Software Educativo no período de Ed. Infantil:

1-Problema Geral

  • Como são avaliados e escolhidos os softwares educativos?

2- Problemas Específicos

  • Quais as bases trabalhadas para desenvolver aulas com software educativo no período de educação infantil?
  • O que faz com que o resultado esperado das aulas de informática educativa não seja o que realmente ocorre?
  • Será que algumas crianças não gostam do computador ou a proposta desenvolvida não atende as expectativas das crianças junto à prática?

O ponto chave da proposta com informática educativa, principalmente no período de educação infantil, é a interdisciplinaridade e aplicação das bases das inteligências múltiplas.

Segundo Oliveira e Chadwick (1984), Skinner afirma que:

“… o que ocorre na mente não causa o comportamento, mas é um resultado periférico ou colateral do comportamento”.

Objetivos

  • Atender o aspecto tecnicista;
  • Preservação da filosofia e da política pedagógica da instituição;
  • Relacionamento entre o tema da atividade e o software educativo;
  • Desenvolver o raciocínio através da evolução e desafio.

Metodologia

  • Escolha do software educativo conforme a atividade proposta;
  • Observação de trabalhos realizados;
  • Análise técnica e avaliação do material;
  • Aplicabilidade das bases axiológicas da tecnologia e informática educativa nas propostas educativas com o uso do software educativo;
  • Equacionar teorias educacionais às tecnológicas;

Resultado

Observando os critérios tecnológicos e os pedagógicos, a teoria escolhida para o uso do software educativo demonstra uma margem de quase 100% positivo na aplicabilidade.

O reflexo das mudanças sociais permite a inclusão dos recursos tecnológicos como ferramenta educacional para crianças no período de educação infantil de forma adequada.

Crianças que participam de propostas adequadas com software educativo apresenta evolução positiva no raciocínio e demonstram-se mais preparadas para realização de atividades com desafios.

Conclusão

Assim, se confirma que o trabalho com o software educativo deve ser desenvolvido de tal forma que o aluno do período de educação infantil seja capaz de responder forma correta ao que é solicitado, ou seja, o trabalho com a informática e a tecnologia educacional na prática do software educativo tem a finalidade de estruturar a seqüência do ensino. A proposta não é devaneio e sim uma responsabilidade centrada no desenvolvimento do raciocínio. Quando o trabalho é uma aplicabilidade da informática como ferramenta o ponto principal é a evolução e não a estagnação ou mecanismo ou repetição.

Aprendizagem em uma aplicabilidade correta com software educativo

Notas

(1) Mestranda em Ciências Pedagógicas – ISEP/RJ; Tutor curso de Especialização em Tecnologia Educacional – IBEO/VITÓRIA; Orientação e Desenvolvimento de Projetos em Informática – FABEL/RJ (Belford Roxo); Análise e Projeto de Sistemas – UNIG/RJ (Nova Iguaçu, São João de Meriti, Itaperuna); Análise e Projeto de Sistemas – FSJ/RJ (Realengo). HYPERLINK “C:\regina\rlnffb@ig.com.br” rlnffb@ig.com.br

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